Social Icons

domingo, 3 de junho de 2012

Gente limpa!

Movimento Gente limpa: comece pequeno, continue grande.

Inspirado no movimento Limpa Brasil, o movimento GENTE LIMPA é uma ação cidadã independente que quer agir para transformar nossos espaços urbanos e/ou rurais em espaços mais limpos e atraentes do ponto de vista do convívio social e da sustentabilidade. É um movimento socioambiental que convida famílias/cidadãos a agirem em suas casas, ruas/vilas/condomínios e bairros/comunidades respectivamente. 

O princípio do movimento é a ideia de que ações pequenas se tornam grandes. Não se trata de um movimento ligado a ações político partidárias; pelo contrário, é um movimento que pretende partir de nossa vontade cidadã de interferir, dentro do que nos cabe como direitos e deveres, para a melhoria de nossos espaços urbanos e/ou rurais. O movimento começa em casa, depois vai às ruas/vilas e finalmente atinge o bairro/comunidade onde o cidadão mora. 

O nome do movimento fez-se Gente Limpa porque pretende valorizar toda a gente que se envolve em ações cidadãs. O tema ‘comece pequeno, continue grande’ é a vontade que o movimento tem de envolver todos em um projeto contínuo, um processo que começa de pequenas unidades até atingir as grandes. É também uma referência ao fato de o projeto ter também como objetivo a inclusão de crianças no processo. Os pequenos também irão por a mão na massa e, dessa forma, perceberão a continuidade e efeito disso ao crescerem: começarão pequeno e continuarão grande. Queremos envolver o cidadão a partir do lugar onde ele mora como princípio dessa mudança. Dessa forma, esperamos realizar significativas pequenas ações que terão seu dia de celebração maior no dia 5 de setembro. 

A data de 5 de setembro foi escolhida por se tratar de um feriado no estado do Amazonas. Comemora-se nesse dia o dia da elevação do Amazonas à categoria de província, pela lei estadual nº 25/1977. Além disso, o dia 5 de setembro foi instituído também como o dia da Amazônia, lei nº11.621/2007. É, portanto, um dia propício do ponto de vista prático e simbólico para fazermos o dia de celebração do movimento Gente Limpa. Primeiro por se tratar de um feriado estadual e assim permitir que mais pessoas participem. Segundo por ser um dia de celebração nacional em comemoração à importância da Amazônia. Dessa forma, outros estados, em qualquer lugar do Brasil também poderão desenvolver o mesmo projeto e escolher datas mais interessantes em seus estados.

O movimento segue os seguintes passos (todos passíveis de interferência prática dos agentes de disseminação):

1. Encontrar agentes de disseminação da ideia 2. Cadastrar pessoas/cidadãos interessados 3. Divulgar as ações a serem realizadas até o dia 5 de Setembro 4. Encontrar um lugar onde armazenar material reciclável (seguindo a proposta do 5 Rs) 5. Comunicar os órgãos responsáveis pela coleta de lixo e pela segurança sobre a celebração do dia 5 de Setembro. 6. Criar um espaço virtual para divulgar fotos das ações realizadas durante o processo 7. Manter o projeto vivo durante todo o ano através de ações educativas como criação de cartilhas e outros. Os agentes disseminadores terão a responsabilidade de capitar pessoal interessado e de distribuir tarefas, além de organizarem a melhor forma de educar a todos para essa ação cidadã. Qualquer pessoa pode ser um agente cidadão. A intenção é fazer uma coisa séria através de ações que não causem grandes estresses e muito menos desmotivações. Podemos transformar tudo em uma grande brincadeira que terá resultados bem sérios e interessantes para todos nós. Os participantes poderão ajudar de todas as formas, inclusive independentemente de nossos agentes disseminadores. O importante é participar e ter em foco um resultado comum. As ações que queremos realizar são: 1. Coleta seletiva de lixo. 1.1 Todo material reciclável deve ser limpo antes de ser armazenado. O local de armazenamento será decidido por cada cidadão juntamente com seus agentes disseminadores. 1.2 O lixo a ser regularmente coletado pela prefeitura deverá ser dispensado apenas em datas de coletas. Dessa forma evitaremos ruas sujas e fedidas. 1.3 Todo cidadão deve se tornar um catador. Assim, independentemente de ser seu o lixo, ao encontra-lo em lugares indevidos você deverá providenciar a limpeza e coleta do que pode ser reciclado. 1.4 Todo cidadão deverá cuidar de seu próprio lixo e jamais deverá jogar lixo, o menor que seja em vias públicas. 1.5 Pneus de carros são também material reciclável e devem ser mantidos e lugar apropriado para que se evite dengue. além disso, deve-se encontrar meios de reciclá-los. 2. As ações de reciclagem 2.1 até o dia 5 de Setembro teremos tempo de pensar e ter grandes ideias para reciclar o material coletado. O agente disseminador, assim como todos os participantes poderão já ir reciclando seus materiais para exibição no dia 5 de setembro. 2.2 Além dessa ação individual, as garrafas Pets deverão ser usadas para uma ação conjunta no dia 5. Todos unidos vamos transformá-las em algo útil. Procurar ideia de reutilização de pets na internet. Divulgar a ideia durante o processo para que todos nos sintamos motivados a atingir um objetivo final. 2.3 Nenhum material reciclável coletado deve ser usado para fazer algo que poderá em seguida se transformar novamente em lixo. Exemplos: benecas, bolsas e enfeites logo se tornam lixo novamente.

A ideia é fazer com que esse material seja realmente reutilizado por um período maior de tempo. Esse documento é só uma tentativa de organizar uma ideia para transformá-la em ação. Pode ser modificado, aumentado, melhorado ou julgado. Contanto que seja com a intenção de tirar a ideia do papel para torna-la realidade. Todos unidos nos tornamos grandes. Quem disse que cidadão espera cair do céu? Quem sabe faz a hora não espera acontecer.


Nenhum comentário: