Social Icons

O movimento

É mais simples do que parece. Mantenha sua rua limpa. Recicle, reuse e reduza desconforto ambiental. Vamos nessa?
We are the CLEAN PEOPLE moviment. Join us and help us change our present, so we can enjoy our future as well.

Movimento Gente limpa: comece pequeno, continue grande. Acesse nossa página no facebook.

Inspirado no movimento Limpa Brasil e Clean up the World o movimento GENTE LIMPA é uma ação cidadã independente que quer agir para transformar nossos espaços urbanos e/ou rurais em espaços mais limpos e atraentes do ponto de vista do convívio social e da sustentabilidade. É um movimento socioambiental que convida famílias/cidadãos a agirem em suas casas, ruas/vilas/condomínios e bairros/comunidades respectivamente.

O princípio do movimento é a ideia de que ações pequenas se tornam grandes.  Não se trata de um movimento ligado a ações político partidárias; pelo contrário, é um movimento que pretende partir de nossa vontade cidadã de interferir, dentro do que nos cabe como direitos e deveres, para a melhoria de nossos espaços urbanos e/ou rurais. O movimento começa em casa, depois vai às ruas/vilas e finalmente atinge o bairro/comunidade onde o cidadão mora.

O nome do movimento fez-se Gente Limpa porque pretende valorizar toda a gente que se envolve em ações cidadãs. O tema ‘comece pequeno, continue grande’ é a vontade que o movimento tem de envolver todos em um projeto contínuo, um processo que começa de pequenas unidades até atingir as grandes. É também uma referência ao fato de o projeto ter também como objetivo a inclusão de crianças no processo. Os pequenos também irão por a mão na massa e, espera-se, perceberão a continuidade e efeito disso ao crescerem: começarão pequeno e continuarão grande. Queremos envolver o cidadão a partir do lugar onde ele mora como princípio dessa mudança. 

O movimento segue os seguintes passos (todos passíveis de interferência prática dos agentes de disseminação):

1.           Encontrar agentes de disseminação da ideia
2.           Cadastrar pessoas/cidadãos interessados
3.           Divulgar as ações a serem realizadas até o dia 5 de Setembro
4.           Encontrar um lugar onde armazenar material reciclável (seguindo a proposta do 5 Rs)
5.           Comunicar os órgãos responsáveis pela coleta de lixo e pela segurança sobre a celebração do dia 5 de Setembro.
6.           Criar um espaço virtual para divulgar fotos das ações realizadas durante o processo
7.           Manter o projeto vivo durante todo o ano através de ações educativas como criação de cartilhas e outros.

Os agentes disseminadores terão a responsabilidade de capitar pessoal interessado e de distribuir tarefas, além de organizarem a melhor forma de educar a todos para essa ação cidadã. Qualquer pessoa pode ser um agente cidadão. A intenção é fazer uma coisa séria através de ações que não causem grandes estresses e muito menos desmotivações. Podemos transformar tudo em uma grande brincadeira que terá resultados bem sérios e interessantes para todos nós.

Os participantes poderão ajudar de todas as formas, inclusive independentemente de nossos agentes disseminadores. O importante é participar e ter em foco um resultado comum.

As ações que queremos realizar são:

1.           Coleta seletiva de lixo.
1.1   Todo material reciclável deve ser limpo antes de ser armazenado. O local de armazenamento será decidido por cada cidadão juntamente com seus agentes disseminadores.
1.2   O lixo a ser regularmente coletado pela prefeitura deverá ser dispensado apenas em datas de coletas de forma a evitarmos ruas sujas e fedidas.
1.3   Todo cidadão deve se tornar um catador. Assim, independentemente de ser seu o lixo, ao encontra-lo em lugares indevidos você deverá providenciar a limpeza e coleta do que pode ser reciclado.
1.4   Todo cidadão deverá cuidar de seu próprio lixo e jamais deverá jogar lixo, o menor que seja em vias públicas.
1.5   Pneus de carros são também materiais recicláveis e devem ser mantidos em lugar apropriado para que se evite dengue. além disso, deve-se encontrar meios de reciclá-los.
1.6 Encontrar meios de interferir na estrutura urbana de sua área. Visite sua vizinhança. Fotografe o que você acha que pode ser diferente e melhor aproveitado. Leve sempre em consideração uma atitude dentro da sustentabilidade.

2.           As ações de reutilização de material

  •  Nenhum material reciclável coletado deve ser usado para fazer algo que poderá em seguida se transformar novamente em lixo. Exemplos: benecas, bolsas e enfeites logo se tornam lixo novamente. A ideia é fazer com que esse material seja realmente reutilizado por um período maior de tempo.

Este documento é só uma tentativa de organizar uma ideia para transformá-la em ação. Pode ser modificado, aumentado, melhorado ou julgado. Contanto que seja com a intenção de tirar a ideia do papel para torna-la realidade. Todos unidos nos tornamos grandes. Quem disse que cidadão espera cair do céu? Quem sabe faz a hora não espera acontecer.

Formulário de inscrição aqui
Movimento GENTE LIMPA
Manaus, 3 de junho de 2012.

Nenhum comentário: